Resenha: Os treze porquês

capa_jay_asher1

Editora: Ártica

Autor: Jay Asher

Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir esse segredo, é apertando o play.

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker – uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento

Ás vezes você precisa ficar em silencio quando esta completamente sozinho.

Resenha: Após receber 7 fitas cassetes, Cay Jensen se vê diante da historia de vida de Hannah Backer. Ao apertar play na primeira fita, é tomado por um tremendo susto. É a voz de Hannah. Mas Hannah está morta. Ela se suicidou.

      Ao longo das fitas, Cay se vê diante de uma lista de pessoas que segundo Hannah são culpadas pela sua morte. As instruções são claras: as fitas devem ser passadas para todos da lista. Cada um deve saber o que fez para tornar a vida de Hannah insuportável.

      Cay se vê perdido. Ate onde ele saiba, nunca fez nada para magoar Hannah. Muito pelo contrário. Cay sempre foi apaixonado por ela. Com um mapa de todos os lugares descrito nas fitas, começa uma corrida solitária. Ouvir as fitas e saber sua parte naquele terrível acontecimento.

Mas não da para fugir de si mesmo.

     Ele descobre coisas sobre as quais nunca teria sequer imaginado. Começa a ver pessoas com outros olhos. E se vê de mãos atadas sabendo da historia por completo mas sem poder fazer nada pra trazer Hannah de volta.

      Após saber sua parte em tudo e ouvir a historia das outras 12 pessoas que levaram Hannah a um fim trágico, Cay tem uma escolha a fazer. Deverá seguir sua vida igual antes, escondendo seus sentimentos e com medo de tudo? Ou mudará para algo que ela queria que ele fosse: ele mesmo?

Comentário: Comecei a ler o livro por brincadeira, curiosidade. Queria saber do que se tratava e quando vi, estava chegando no final. O modo como o autor dividiu os capítulos fez com que tudo ficasse fácil de ler. Cada lado da fita é um capitulo. É o tipo de livro que te faz refletir sobre suas ações na vida de outras pessoas. Algumas coisas foram “brincadeiras” feitas que levaram Hannah a um limite insuportável. O livro nos ajuda a ver que toda atitude tem sua consequência. Seja boa ou ruim.

Tudo o que a gente possui… é o agora.

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha: Os treze porquês

  1. Pingback: 13 reasons why | Inside The Books

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s