Resenha – Livro Tempo Seco

Ficha Técnica:

Titulo: Tempo Seco

Capa: Alan Maia

Diagramação: Kauan Sales

Autora: Clara Arreguy

ISBN: 978-85-61501-12-9

Geração Editorial

Livro---Tempo-Seco_0

Uma narradora-ouvinte, Miriam, se muda de Belo Horizonte para Brasilia. Com pouco mais de 40 anos, ela não dirige e possui um bom emprego. A locomoção de Miriam no DF são os taxis, aonde faz varios amigos por estar sempre usando o recurso.

No decorrer do livro várias estórias são narradas paralelamente a de Miriam. Ela acaba se tornando uma amiga fiel dos taxistas e vai narrando a estória de alguns dos seus companheiros, como por exemplo, Nonato.

Natinho é um dos “corredores” que mais se conta a estória no livro. Desde o nascimento, com a morte do irmão gêmeo mais velho até sua chegada ao serviço de taxista. Passando por altos e baixos, por desilusões amorosas, traição, “perda” do emprego e um alcoolismo crescente, a estória de Natinho emociona e chega até a dar um certa raiva do personagem por ser tão ingenuo. O amor que o rapaz tem é lindo de se ver, e o livro mostra que quem ama as vezes realmente fica cego e surdo quanto aos defeitos da amada. A participação desse personagem trouxe o romance do livro, tanto o romance de seus pais (que também tem sua vida contada) quanto o próprio amor dele por Dorinha. O seu final é consequência de suas escolhas e do seu amor cego, humilhado e se sentindo o pior dos homens ele vai levando sua vida.

Outro personagem que teve extrema importância no decorrer do livro foi seu Rodrigues, seu melhor amigo e com quem Miriam mais debatia sobre politica. Com os dois sendo petistas afirmados são vários debates inteligentes e sinceros. A politica petista é elogiada porem também é criticada. Os personagens abordam o assunto de um modo que não fique chato nem cansativo. Assuntos que até nos dias de hoje são abordados na tv como mensalão e corrupção são discutidos pelos dois com opiniões sinceras e informações que nem todos buscam saber. O governo do Lula, as campanhas eleitorais, PSDB X PT, isso tudo é falado de um jeito simples e leve que faz o leitor ler sobre politica e entender esse universo, até mesmo para os que não gostam do assunto. O seu Rodrigues é quem finaliza o livro com chave de ouro, e até digo que me emocionei bastante com seu final.

Um tema que também é bem falado no livro é futebol e violência. O tempo todo Miriam e Natinho falam sobre esses dois assuntos, e há ate uma leve comparação com a violência de Bh e do DF. Sobre futebol não se aprofunda em tabelas ou campeonatos, nada disso. É mostrado o amor de um torcedor pelo seu time ou como mudar de estado pode influenciar na sua escolha de para quem torcer. Para quem ama futebol, igual eu, é emocionante ver o amor por um time descrito assim no livro.

Capa e Diagramação

Com a capa toda laranja, mas com sombras de mato e arvores na parte do meio pra cima do livro, e titulo em Preto e Branco achei super chamativa. A parte atras do livro é maravilhosa, não tenho palavras pra descrever o quanto eu gostei dela.

A diagramação é sem dúvida uma das melhores que já vi. A numeração das páginas fica no centro da folha, e o começo de cada capitulo tem um desenho no inicio semelhante ao da capa do livro. As folhas são grossas e envelhecidas o que torna fácil a leitura.

Gramatica e Linguagem

Não notei nenhum erro de português ou de digitação, a edição e revisão do livro foi muito bem feita. A autora usou um pouco de palavras mais complexas no livro, porém também usou palavras e expressões bem usadas e comuns. Tudo isso ainda rimando algumas frases, bem poucas, mas que deu ao livro uma ar poético em alguns trechos. Achei o modo de escrita da autora sensacional, ela conseguiu mesclar de tudo um pouco, conseguiu deixar politica algo interessante (apesar de eu já gostar um pouco do assunto), e ainda nos mostrou que a vida de taxistas não é tão fácil como imaginamos. Descreveu riscos e situações que acontecem no dia-a-dia deles e que passam despercebidos pra muita gente.

Observações Gerais Sobre o Livro

Não tenho o que reclamar do livro, a leitura fluiu rápido, os capitulos pequenos eram gostosos de se ler e teve até um certo humor em algumas partes. Eu creio que todos os jovens deveriam ler um livro assim, e que deveria ter mais livros como esse no mercado. O modo como a autora abordou um assunto que devia ser de interesse de todos, como a politica, fez com que ficasse legal de se ler e a gente ainda se informasse melhor sobre o que aconteceu na época sem a influencia da midia. Deixo aqui a ideia para a autora Clara escrever outro livro, falando da situação atual da politica no pais. Agora abordando o governo Dilma e esse golpe.

Enfim, LEIAM o livro. Vou deixar o link para compra aqui em baixo e os contatos da autora. Adorei ter a oportunidade de ler um livro tão maravilhosamente bem escrito, Clara possui um dom lindo que deve ser mostrado ao mundo. Agradeço a autora que me enviou o livro com tanto carinho e me deu essa chance de conhecer sua obra. Muito obrigada pela nossa parceria Clara. ❤

PicsArt_1416510428021

 .

                  Post por: Franciele Sparks

         Contato: taisfranciele21@gmail.com

Anúncios

7 comentários sobre “Resenha – Livro Tempo Seco

  1. Pingback: Livros que li em Maio | Inside the Books

  2. Pingback: Livros que li em 2016 | Inside The Books

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s