Crítica – 3%

Se você esteve atento nas noticias, já deve ter ouvido falar dessa série criada por Pedro Aguilera. 3% é a primeira série original netflix totalmente brasileira. A série teve sua estreia no dia 25 de novembro de 2016 e vem conquistando (ou não) vários brasileiros.

3_netflix_brasil_estreia_lancamento

Elenco e pôster do piloto

Acreditem ou não, a ideia dessa série existe a anos. Pedro Aguilera fez seu roteiro para série aos 20 anos de idade. Terminando o roteiro ele e mais alguns amigos fizeram alguns episódios pilotos para a série. Após várias respostas negativas de emissoras eles decidiram postar os episódios no Youtube aonde conseguiram até 1 milhão de visualizações.

 

6de47c0856d07579cd41c64802652f8e_700x430-pngFoi feito um abaixo assinado via internet para que a série continuasse sendo produzida pela netflix, porém foi um fracasso, conseguiram apenas 36 assinaturas. O sonho teve continuidade quando em 11 de março desse ano a netflix anunciou a produção. Com cenas gravadas nas preferias de São Paulo em bairros populares foram criadas muitas expectativas quanto ao sucesso da série.

Sinopse: Em um futuro pós-apocalíptico não muito distante, o planeta é um lugar devastado. O Continente é uma região do Brasil miserável, decadente e escassa de recursos. Aos 20 anos de idade, todo cidadão recebe a chance de passar pelo Processo, uma rigorosa seleção de provas físicas, morais e psicológicas que oferece a chance de ascender ao Mar Alto, uma região onde tudo é abundante e as oportunidades de vida são extensas. Entretanto, somente 3% dos inscritos chegarão até lá.

1075120-jpg-r_x_600-f_jpg-q_x-xxyxxO elenco conta com a participação de grandes atores brasileiros como João Miguel, que faz o personagem Ezequiel; o chefe do processo. Um homem duro e frio, aparentemente sem emoção ou humanidade nenhuma. Ele foi um dos personagens que mais me deixou dividida entre amor e ódio. Ao contar sua história em um dos episódios a gente passa a conhece-lo melhor. Apesar de ser bastante duro, eu entendia que ele fazia isso por acreditar realmente no processo. Ele acreditava estar fazendo o certo. Enfim, foi um personagem bastante complexo e o ator conseguiu demonstrar todas as nuances dele.

michele-01Michele foi outra personagem por quem eu me apaixonei desde o começo. Com um espirito forte de liderança ela consegue se dar bem em várias provas do processo que são em grupo. Um segredo que ela possui me fez gostar e admirar ela ainda mais. Quem dá vida a personagem é a atriz Bianca Comparato que é incrível em todos seus trabalhos e de quem eu sou fã desde sempre. Ela disse em entrevista que se inspirou em Jennifer Laurence para fazer Michele, e olha devo dizer que funcionou bastante. A trajetória de Michele durante todos os episódios foram de tirar o folego. Bianca fez mais um excelente trabalho. As suas expressões faciais, o modo como ela olhava fixamente algo, ou o choro desesperado, a raiva, tudo foi feito com perfeição.

3-netflix-0out2016-2Rodolfo Valente foi outro ator que foi feito  para o seu papel. Rafael um personagem egocêntrico e egoísta faz de tudo para conseguir passar pelo processo, tudo mesmo, inclusive trapacear. Diferente do que todos podem pensar eu não odiei o Rafael. Não mesmo. Foi meu personagem preferido de todos. Sou fã do Rodolfo desde malhação, então assim que o vi no elenco eu já sabia que iria ser sucesso. Eu discordava das atitudes dele, mas se você parar para pensar no que ele está fazendo vai acabar percebendo que ele não é tão egoísta assim. Rodolfo disse em entrevista que viu todos os filmes e séries de distopia e se diz ser fã de Black Mirror. Outros atores conhecidos também atuaram na série ou fizeram pequenas participações, como por exemplo: Michel Gomes que faz Fernando, um personagem cadeirante que tenta passar no processo. Vaneza Oliveira, que faz Joana uma personagem forte que provavelmente vai animar muito as coisas na próxima temporada. Rafael Lozano, faz Marco um dos personagens que mais me irritou durante a série, também tentando a qualquer custo passar no processo. Luciana Paes, faz Cassia e ela é a única, pelo menos que eu vi, que fez o piloto da serie anos atrás e continuou. Viviane Porto, Mel Fronckowiak, Sérgio Mamberti, Zezé Motta, Celso Frateschi também contaram muito para o enredo da série.

Sobre o geral da série eu achei bem curta. São apenas 8 episódios e eu acho que poderiam ter explorado mais alguns tópicos. Me pareceu ser uma espécie de teste para a netflix saber se vai continuar investindo nisso ou não. Os personagens foram muito bem criados e o final até que me deu uma certa ansiedade para ver a segunda temporada. Quando ouvi falar que a série era uma distopia pensei: lá vem uma cópia de jogos vorazes. Mas me surpreendi muito com tudo, todo o enredo foi muito original. Por ser uma distopia eu queria que tivesse uma explicação de porque o mundo ficou daquele jeito. Como por exemplo em A Seleção, sabemos que foram guerras mundiais que fizeram o mundo ficar daquele jeito.

3-por-cento-netflix

O maralto, que é o lugar para aonde os que passam no processo vão, eu também queria poder ter tido mais informações. Bom, minha opinião sobre a série toda é que ela foi boa. Não é uma série em que vou rever, confesso. Mas é boa em te prender do primeiro ao ultimo episódio. Então, fica a dica.

Se você já assistiu ou ficou interessado na série, me conte nos comentários. É muito importante para mim a opinião de vocês. Os links da onde tirei informações para criar esse post estão logo abaixo. Espero que tenham gostado e até amanha. Beijinhos ❤

assinatura

 

 

 

 

 

4 comentários sobre “Crítica – 3%

  1. Menina, adorei seu texto! Você escreve muito bem haha, eu assisti essa série e penso o mesmo que você, a Michelle foi interpretada de uma forma espetacular, assim como Ezequiel e vários outros personagens

    Curtir

Deixe um comentário

