Resenha – Livro Mulheres de A à Z

Ficha Técnica:

Titulo: Mulheres de A a Z, ou, Fragmentos de casos que poderiam ter sido romances

Capa: Liza Siqueira

Editoração eletrônica: Stéfane Quezado

Impressão: Cepe – Companhia Editora de Pernambuco

ISBN: 978-85-915971-1-6

Autor: Pedro Irineu Neto.

MULHERES_DE_A_A_Z_1401210431B

Perfeito!

O livro narra em primeira pessoa contos sobre romances e mulheres. São todos ótimos contos, alguns bem divertidos outros simples acontecimentos do dia à dia com o toque bem humorado do autor. A brincadeira foi escrever um conto para cada mulher seguindo as letras do alfabeto, daí o nome do livro. Ao final do livro foram postados alguns poemas avulsos do autor, que eu amante de poemas, sou suspeita para falar.  Não posso detalhar muito sobre os contos, porque são pequenos e posso dar spoiller. Mas posso dizer que todos me cativaram, são repletos de emoções diversas. O modo como os contos foram narrados faz com que o leitor ache que o autor está ali do seu lado, contando as estórias pessoalmente. Abaixo você encontra três dos contos que eu mais gostei, e digo que foi dificílima a escolha.

Titulo do conto: Viviane e a Depravação, ou a Estória de uma Garota Tímida que precisou de 50 tons de cinza, marijuana, masturbação, uma batida com a cabeça no poste e sexo com o vigia do Campus, para nunca mais ser a mesma.

Bom, pelo título vocês já viram que é um conto super bem-humorado ne?! Acertaram, ele conta a estória de como uma garota super tímida perdeu a timidez e se tornou bastante ” saidinha”. O modo como deixou de ser virgem influenciou isso tudo, e foi bastante engraçado como tudo aconteceu. Com fatos atuais, como por exemplo a paixão de Viviane por Christian Grey,  o conto se tornou o meu favorito. Super engraçado e envolvente. Eu confesso que dei risada com as situações em que Viviane se meteu, e quando você pensa que acabou, vem mais uma enrascada. Teve de TUDO, desde masturbação à sexo com o vigia do campus. Vocês precisam ler.

Titulo do conto: Clara e a Distração. Ou um pequeno ensaio sobre o que é escrever.

Esse conto foi o que eu achei mais romântico. O modo como o personagem que narra via e descrevia a beleza de Clara me deixou fascinada. Em todo o momento eu queria que alguém me olhasse e me admirasse como ele fazia com Clara. Dessa vez a estória se passa em um café, aonde a sua bela distração entra e ele se perde em meio as palavras para descreve-la. Dentre um misto de sobre o que é escrever e Clara, o autor interagiu o tempo todo com o leitor, aconselhando até que a conhecêssemos.

“Ela vale mais do que minha descrição”

Preciso falar mais alguma coisa? Super romântico e apaixonante.

Título do conto: Maria e o Amor Infinito.

Diferente dos outros contos esse fala sobre o amor de mãe. Ele me emocionou e eu cheguei a ler para a minha mãe. Ele foi bastante sincero em tudo, até chega a comentar sobre as vezes o amor de Maria “encher o saco”, mostrando as partes em que sempre achamos que estamos certos e que nossas mães são um saco. Mas ao mesmo tempo, ele reconhece nesse conto que tudo que ele é,  deve a ela. Diz sobre o amor antes, durante e depois da gestação. Ele retratou bem esse amor infinito de mãe e filho. Deixo um trechinho para que vocês possam degustar da sensibilidade incrível do autor e talento raro. Eu estava a procura de uma frase para tatuar em homenagem a meus pais, creio que acabei de achar a citação perfeita para tal ato.

” Pois se aprendi a caminhar, foi porque um dia estive seguro nos seus braços para não cair… Se um dia a minha obra ultrapassar décadas, não se esqueçam de que antes da minha obra, veio o amor de Maria. “

Capa e Diagramação

A capa consiste na foto de um casal bebendo algo em uma taça – irei supor que seja champanhe -, com tons amarronzados e detalhes amarelos a escolha de cor e desenho não poderia ter sido melhor. Os detalhes amarelos dão um toque de charme e refinação na capa, chamando atenção de todos que olhem fazendo com que queiram ler.
A diagramação do livro me deixou apaixonada. O título de cada conto é grafado em uma fonte delicada, cursiva. E na frente do título aparece a foto da capa em miniatura. Segue abaixo a foto para que apreciem.

2016-03-29-08.57.45-1-1.jpg.jpeg

Gramática e ortografia

Eu não notei nenhum erro de português. Muito pelo contrário, a escolha de palavras do autor foi bastante rica e diversificada. Se houve erros, eu não percebi de tão envolvida eu estava nos contos. O tempo todo houve interação entre autor e leitor com comentários aleatórios, me fazendo pensar que era amiga do Pedro, e que ele estava  bem aqui, à minha frente, contando as suas aventuras.  O autor soube misturar atualidades e clássicos, linguagem culta e ao mesmo tempo simples fazendo com que tudo ficasse na medida certa para o que eu chamo de perfeição. Parabenizo a edição, e quem fez a diagramação do livro. Ficou impecável.

Se eu pudesse iria comentar sobre todos os contos, mas ao invés disso deixo para vocês, o modo de adquirir o livro. Gente, leiam. Esse é um livro que deveria ser lido por todos. Super divertido e cativante. Se tornou meu companheiro para onde vou. Releio os meus contos favoritos sempre que tenho tempo extra (até no horário de serviço Haha). Eu indico o livro para TODOS. Isso mesmo, todos os gostos literários irão amar o livro. Se você nunca leu um livro só de contos, comece por este. Se você gosta de livros de contos, você PRECISA ler esse livro. Sem sombra de dúvidas, foram os melhores contos que eu já li.
MUITO obrigada Pedro. Pela oportunidade incrível de conhecer seu trabalho. Você me ganhou como fã da sua obra. O modo como você escreveu me deixou fascinada, eu sentia a presença do personagem comigo o tempo todo, foi um presente, algo inexplicável que nunca tinha sentido. Você virou um ídolo para mim. Espero poder te conhecer pessoalmente um dia, seria uma realização para mim. De novo, obrigada pela oportunidade e confiança. E parabéns, por esse talento incrível que você tem para escrever. Por favor nunca pare. O mundo precisa ler seus livros.

  • Para quem leu e gostou eu apresentei voces ao autor neste post AQUI. Basta clicar e voce já é direcionado ao link aonde encontra sinopses do outro livro do Pedro e um pouco da biografia dele.
  • Você encontra o livro na Livraria Saraiva, Cultura, Imperatriz ou pode adquirir direto com o autor no email: pedroirineuneto@hotmail.com
  • Redes Sociais do Autor: Instagram / Facebook
  • Em caso de duvidas, basta deixar seu comentario aqui que será exclarecido.

Gostou? Deixe seu comentario, é sempre um prazer 🙂

cropped-1458170334933.jpg

 

11 comentários sobre “Resenha – Livro Mulheres de A à Z

  1. Sou fã desse escritor tbm. Adorei os contos e realmente ele envolve o leitor nas suas colocações e seus textos são impecáveis. Não me canso de elogiar e alegrar-me que teremos um escritor maravilhoso desabrochando e que virá com certeza leituras deliciosas e cantivantes. Parabéns. Espero lhe conhecer na palestra de spencer junior. Boa sorte na sua jornada.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Conversando com Pedro Irineu | Inside the Books

  3. Pingback: Tag 50% – 2016 | Inside the Books

  4. Pingback: Livros que li em 2016 | Inside The Books

Deixe um comentário